Capoeira Angola

A Capoeira que podemos dizer que deu origem a tudo que sabemos sobre capoeira na época, chamada de capoeiragem hoje chamada de Capoeira Angola, trata-se da capoeira praticada por Mestre Pastinha seu maior patrono, Mestre Bimba, Valdemar, Onça Preta antes deles ainda podemos citar Mestres Pantalona, Sessenta, Quebra Ferro, Bilusca, Cazumbá, Besouro, Bentinho e Benedito.

Como não se documentos oficiais que comprovem a origem da capoeira primitiva, podemos apenas ligar fragmentos de documentos restantes da época e relatos de mestres mais antigos para chegar a um consenso sobre sua origem.

Alguns defendem que ela seria oriunda de rituais africanos como o N'golo popularmente conhecido como "Dança da Zebra" no Brasil, onde os jovens da tribo em meio a uma disputa desferiam cabeçadas e pontapés onde ao final do combate o vencedor ganhava o direito de desposar uma das garotas da tribo.

A aqueles que dizem que sua origem está ligada as origens tupi-guarani, de onde o própria palavra capoeira descende, era comum observar tribos tupi-guarani fazendo sua dança de guerra em uma roda com os principais guerreiros, seus festejos também são conhecidos por serem praticados em rodas aos sons de palmas e cantorias diversas.

Os maiores historiadores do mundo indagam que a capoeira surgiu da mistura da cultura bantu, jejê  e nagô; com a cultura tupi-guarani no brasil, a rumores de que ao se refugiarem em meio as matas, os negros encontraram os índios "Nativos brasileiros", de alguma forma e através de ajuda mutua suas culturas deram origem a capoeira primitiva hoje chamada de Angola.

A relatos como do Padre José Anchieta dizendo se lembrar de índios tupi-guarani praticando capoeiragem em meio a mata.
O nome segundo estudiosos da capoeira angola, se dá a uma resposta dos capitães do mato quando questionados pelos senhores de engenho: Cadê o nego? Me pegou na capoeira.
Alguns mestres de gerações futuras a Mestre Pastinha gostam de dizer como Mestre Canjiquinha; "Não existe capoeira regional nem angola. (...) Eu sou capoeirista. Não sou angoleiro nem regional. (...) Agora capoeira é de acordo com o toque. Se você está em uma festa: se tocar bolero você dança bolero, se tocar samba você dança samba; A capoeira é conforme: tocando maneiro você dança maneiro, tocando apressado você apressa.

Copyright

Av. Nossa Sra. do Carmo, 562, Centro, Betim/MG - Ao lado do Clube Atlético Rodoviário
  • Instagram Cais da Bahia Capoeira
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon