Instrumentos

Berimbau

O berimbau é um instrumento de uma corda, feito de uma verga "madeira", corda "arame de aço", cabaça "caixa de ressonância" e um cordão "Sisal"; As madeiras geralmente são beriba, cambota, jequitibá, guatambu, canela de veado;
Este instrumento e responsável por comandar, reger a roda de Capoeira, tradicionalmente utilizamos três berimbaus, Gunga, Médio e Viola.
O Berimbau Gunga é o que comanda ou rege a roda, ele dita o toque principal, tem um som grave, esse é feito com uma cabaça de tamanho grande, preferencialmente uma cabaça berra boi.
O Berimbau Médio acompanha o Gunga e improvisa quando permitido de acordo com as tradições da roda de capoeira, tem um som menos grave um pouco, esse é feito com uma cabaça media popularmente conhecida também como cabaça roseira;
O Berimbau Viola repica, improvisa e dobra o toque principal determinado pelo Gunga, tem um som bem agudo, esse é feito com uma cabaça pequena, pode ser chamado também de violinha quando a cabaça é bem pequena.

Caxixi

O Caxixi é um instrumento do tipo chocalho, feito de palha com sementes no interior, na capoeira ele é utilizado em conjunto com o berimbau.

Baqueta

Pequena vareta de madeira utilizado para tocar o berimbau.

Dobrão

Moeda de metal amarelo ou prata utilizado para tocar o berimbau.

Atabaque

Instrumento de percussão feito de madeira, corda e couro de animal, de formato cilíndrico levemente cônico com uma de suas bocas tampadas com couro de animal. Esse tipo de instrumento já é relatado na historia desde a época de Cristo, contudo o nome atabaque tem sua origem no termo árabe, al-Tabaq que significa prato, na capoeira tem a tarefa de acompanhar os berimbaus atenuando os sons mais graves.  

Pandeiro

Instrumento de percussão feito de pele de animal esticado em aro do tipo aro ou outros formatos com platinelas "soalhas" feitos de metal e colocados em duplas ao redor do aro de espaço em espaço.

Agogô

Instrumento musical formado de um ou mais sinos, de origem Yorubá também conhecido como gã.

Reco Reco

Reco Reco é um instrumento idiofone produzido por raspagem conhecido no Brasil também como raspador, caracaxá ou querequexé, feito de madeira ou metal com cortes transversais por onde a raspagem por uma baqueta produz o som.

Berimbau de Boca

Segundo arqueólogos, seria um dos instrumentos mais antigos do mundo, tendo sido encontrados no oeste da Ásia e datados do seculo IV pelo teste de carbono, o instrumento consiste em uma língua de metal ou bambu, flexível e ligada a estrutura.
É um instrumento de boca e dedilhado com os dedos para produzir os sons, o mesmo é encontrado em várias culturas com mais de quarenta nomes diferentes.  

Please reload

Copyright

Av. Nossa Sra. do Carmo, 562, Centro, Betim/MG - Ao lado do Clube Atlético Rodoviário
  • Instagram Cais da Bahia Capoeira
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon